badge
   
Quinta-feira, 6 de Março de 2008
Reportagem: Ida ao Eco-parque do Pisão

    Por iniciativa do Criarte, concurso a nível municipal associado também ao concurso das Cidades Criativas, visitámos o parque natural de Sintra – Cascais, mais precisamente o futuro local do Eco-parque do Pisão.


Após os elementos dos vários grupos de trabalho (da escola Secundária da Ramada e da escola Secundária de Caneças) se terem reunido no mosteiro D. Dinis, partimos de Odivelas por volta das 14h15. À medida que nos íamos aproximando do ponto de encontro as cores mudaram e de repente vimo-nos dentro dessa mancha verde que é o parque natural de Sintra – Cascais. Chegámos finalmente ao acesso Norte do Eco-parque por volta das 15h00. Encontrámo-nos com os técnicos da Agência Cascais Natura, que nos guiaram até o local de intervenção.

A Cascais Natura é uma agência promovida pela câmara Municipal de Cascais e tem como objectivo (segundo o seu site http://cascaisnatura.org) “promover e realizar estudos e projectos para a preservação e o usufruto do património natural de Cascais, bem como para a melhoria da qualidade de vida no Concelho. Esta agência pretende ainda fomentar, junto da população e dos vários agentes sociais e económicos, a consciência dos desafios da sustentabilidade.”

Explicaram-nos que aquele espaço baldio que nós estávamos a observar era antigamente uma quinta, a Quinta do Pisão de Cima. A intervenção humana nesta área permitiu o surgimento de novos habitats, aumentando a biodiversidade naquela zona. Infelizmente, a quinta foi deixada ao abandono, levando ao declínio dos ecossistemas lá existentes e diminuindo substancialmente o índice de espécies. O projecto da Cascais Natura pretende recuperar estes ecossistemas perdidos, através de uma agricultura (biológica) ao serviço do ambiente. Além disso pretendem ainda recuperar as estruturas que antes davam apoio às actividades agrícolas, como estábulos, eiras, fornos, poços entre outros.

De seguida, dirigimo-nos para o campo Base da Pedra Amarela, um campo aberto a todos, em que se pode acampar e ainda ter acesso a várias actividades como BTT, escalada, circuito de orientação… Mas para usufruir dos momentos de prazer que a Natureza nos proporciona, também temos que contribuir: o chamado “custo ecológico”, facilmente pago com algumas tarefas simples de conservação da Natureza e/ou de protecção da biodiversidade. Quem quiser gozar deste espaço basta ir ao site http://cascaisnatura.org e fazer a sua reserva.

Considerámos muito interessante esta visita, pois além de termos usufruído de uma tarde no parque natural, tivemos conhecimento de uma agência cujos técnicos tentam com muito esforço que no futuro possamos apreciar estes espaços de enorme importância.

No final da tarde, um pouco contrariados, voltámos para a nossa selva…de betão.





sinto-me:

publicado por mind5 às 23:42
link do post | comentar | adicionar aos favoritos
|

Comentários:
De:
João Peixe

Data:
8 de Março de 2008 às 14:20

Comentário:
Em nome do grupo "poluição e Reciclagem" queria dar-vos os parabens pelo belo trabalho que teem vindo a desenvolver ao longo deste ano lectivo sobre o concelho de Odivelas. Este ocncelho ja a muito que estava a precisar de ideias inovadoras e criativas como as vossas. Continuação de bom trabalho

@@@


Comentar post

     

© Mind5 2007 - 2008 | Layout by Pitanga